top of page
Buscar

Os levantados do chão para novos tempos

Atualizado: 18 de jul. de 2024




"Vão todos, os vivos e os mortos. E à frente, dando os saltos e as corridas da sua condição, vai o cão Constante, podia lá faltar, neste dia levantado e principal"

Saramago, em Levantado do Chão


...


Em algum momento escrevi aqui sobre Levantado do Chão. Seguramente é um dos livros mais belos que já li na vida. Com a narrativa do livro, dialoga a canção de Milton Nascimento e Chico Buarque, que em seu nome não poderia ser mais clara a referência: Levantados do Chão. A essa canção se soma o livro de Sebastião Salgado, Terra, que retrata em impactantes fotografias feitas por ele entre 1980 e 1996 as condições de vida dos trabalhadores rurais sem-terra e de tantas outras pessoas excluídas socialmente, pessoas forçadas a viver em situação de miséria, pessoas a quem não se atribui valor social e nem lugar - pessoas desterradas.


A imagem de Lula, presidente eleito pelo povo brasileiro, subindo a rampa do Planalto justamente com pessoas que o Brasil insiste em desterrar é simbólica. Após esses anos de brutal entristecimento e de políticas de morte, ver a alegria acompanhada da esperança de um futuro feliz para todos e corporeificada nessas pessoas - essas pessoas que são desterradas no e por um país desigual - é enviar uma mensagem para as estruturas de poder. Quem passa a faixa é uma mulher negra catadora de materiais recicláveis - pessoa que trabalha com aquilo que é dito descartável pela sociedade. É ela, uma mulher que luta, que busca justiça social para todos, que é investida de poder para conceder o poder de fazer a luta por um país mais igual e justo para todos ao presidente eleito pelo povo.

Junto dela vão as pessoas com deficiência, os educadores, os povos indígenas, os trabalhadores e todos aqueles que não arredam o pé por um país para todos. Junto deles vão todos.

E para abrir esse cortejo democrático não poderia ser diferente: na frente, vai o cão Resistência. Afinal, a resistência é o que fez possível esse dia levantado e principal.


Que belo inicio de governo e de novos tempos.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Golpistas são loucos?

Essas pessoas que estão nas ruas e nos quartéis são doidas? Vamos lá, me acompanha (na mesma linguagem que está sendo utilizada para não...

 
 
 

Comments


Saúde Mental Global
Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, Drogas e Desinstitucionalização 

Terapia Ocupacional - FMUSP
R. Cipotânea, 51

Cidade Universitária

São Paulo - SP, 05360-160

claudia.braga@usp.br

© 2024 by Karina Nishioka. Powered and secured by Wix

bottom of page