top of page
Buscar

Trabalho infantil é exploração

É falso e desonesto o debate nas redes sociais que trata como trabalho infantil toda e qualquer atividade desenvolvida por criança que ganha em troca de uma atividade algum valor em dinheiro.

Trabalho infantil é exploração. Trabalho infantil é privação.

É trabalho infantil quando em decorrência da exploração de atividade de trabalho a criança é privada de frequentar a escola, de se desenvolver plenamente e de viver em um ambiente seguro e que garanta o seu bem estar. É trabalho infantil quando é privada a dignidade humana da criança.

Vender brigadeiro para pagar aulas de tênis não é trabalho infantil.

O trabalho infantil está relacionado com a impossibilidade de escolha e com a falta de perspectiva de saída diante de uma situação de vida. Uma criança quando trabalha no lixão, por exemplo, não escolhe mexer em dejetos sanitários, em ficar exposta a objetos cortantes e a doenças como leptospirose, e a ter como companhia ratos e urubus. Não o faz para comprar uma sapatilha nova ou para aprender sobre o que é trabalhar. Faz porque não tem outra opção. Faz porque, coagida por outros ou pelo contexto de vida e de miséria, tem como única perspectiva sobreviver naquele dia.

Trabalho infantil é quando a criança é privada da perspectiva de ser criança.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Golpistas são loucos?

Essas pessoas que estão nas ruas e nos quartéis são doidas? Vamos lá, me acompanha (na mesma linguagem que está sendo utilizada para não...

 
 
 

Comments


Saúde Mental Global
Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, Drogas e Desinstitucionalização 

Terapia Ocupacional - FMUSP
R. Cipotânea, 51

Cidade Universitária

São Paulo - SP, 05360-160

claudia.braga@usp.br

© 2024 by Karina Nishioka. Powered and secured by Wix

bottom of page