top of page
Buscar

OMS e avaliação de serviços

Foi publicado um relatório sobre a situação atual da qualidade do cuidado em termos de garantia de direitos humanos em serviços de saúde mental europeus. Vale conferir, pois é um documento importante que mostra que as situações de violação e negação de direitos são frequentes e presentes de modo geral. Foram analisadas 75 instituições de 25 países europeus por meio de um kit de ferramentas da OMS que foi traduzido para o Brasil como Direito é Qualidade.

Esse kit de ferramentas, do meu ponto de vista, é o que temos hoje na saúde mental de mais interessante para avaliação de serviços, pois ele parte da lógica de que um serviço de saúde mental de qualidade é um serviço que defende e garante direitos, como o cuidado em liberdade e a vida compartilhada no território.

Mas, também, vale fazer a leitura a partir de uma perspectiva crítica. A desinstitucionalização envolve a atenção em serviços de base territorial que promovam, defendam e garantam direitos humanos, mas se trata antes de tudo de questionar os saberes e práticas da psiquiatria sobre a loucura.

...

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Golpistas são loucos?

Essas pessoas que estão nas ruas e nos quartéis são doidas? Vamos lá, me acompanha (na mesma linguagem que está sendo utilizada para não...

 
 
 

Bình luận


Saúde Mental Global
Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, Drogas e Desinstitucionalização 

Terapia Ocupacional - FMUSP
R. Cipotânea, 51

Cidade Universitária

São Paulo - SP, 05360-160

claudia.braga@usp.br

© 2024 by Karina Nishioka. Powered and secured by Wix

bottom of page