OMS e avaliação de serviços
- claudiabraga10
- 6 de jun. de 2018
- 1 min de leitura
Foi publicado um relatório sobre a situação atual da qualidade do cuidado em termos de garantia de direitos humanos em serviços de saúde mental europeus. Vale conferir, pois é um documento importante que mostra que as situações de violação e negação de direitos são frequentes e presentes de modo geral. Foram analisadas 75 instituições de 25 países europeus por meio de um kit de ferramentas da OMS que foi traduzido para o Brasil como Direito é Qualidade.
Esse kit de ferramentas, do meu ponto de vista, é o que temos hoje na saúde mental de mais interessante para avaliação de serviços, pois ele parte da lógica de que um serviço de saúde mental de qualidade é um serviço que defende e garante direitos, como o cuidado em liberdade e a vida compartilhada no território.
Mas, também, vale fazer a leitura a partir de uma perspectiva crítica. A desinstitucionalização envolve a atenção em serviços de base territorial que promovam, defendam e garantam direitos humanos, mas se trata antes de tudo de questionar os saberes e práticas da psiquiatria sobre a loucura.
...
Disponivel em: mental-health-programme-eng.pdf (who.int)
Bình luận