top of page
Buscar

Desmonte do De Braços Abertos - uma de suas faces

A prefeitura de Dória demole casas com pessoas dentro. Vou escrever de novo para você ter certeza de que não leu errado. A prefeitura de Dória demole casas com pessoas dentro. Imagine, realmente, o que é você estar abrigado e um muro cair sobre você? Um horror, não? Some isso a bombas de gás, tiros de bala de borracha e presença ostensiva de um batalhão de policiais.


Agora lembre que isso provavelmente não aconteceria com você. E agora vamos pensar porque isso não aconteceria com você, mas porque aconteceu hoje, porque está acontecendo nesse momento, com pessoas que habitam o território da chamada cracolândia.


As ações irresponsáveis, truculentas e criminosas de Dória nessa região têm algumas falsas prerrogativas e algumas indigestas razões:

1. Comecemos pelo mais óbvio: não é sobre tratamento para pessoas que fazem uso abusivo de drogas. Um programa de cuidados e direitos, reconhecido em sua eficácia inclusive pela OMS, o De Braços Abertos, foi extinto. Além disso, é muito óbvio que bala de borracha, bomba de gás, destruição de escassos pertences e expulsão de casa são elementos da violência, e não de cuidado.

2. Não é sobre desmantelamento do tráfico de drogas. Qualquer um sabe que traficantes mesmo estão em outro lugar. Inclusive, soa ridículo a prefeitura de Dória anunciar que apreendeu algumas facas (algumas de cozinha, diga-se de passagem), uma furadeira, um revólver e 15kg de drogas. Aposto que se uma investigação fosse feita em qualquer bairro de classe média alta, no conjunto dos prédios seria encontrado muito mais.

3. A especulação imobiliária não explica a atrocidade da ação. Sim, há especulação imobiliária e um processo de gentrificação da região em curso. Sim, propriedades já foram vendidas e agora a elite está cobrando Dória para tomar essas propriedades (querido, se você acredita em doações de empresas para prefeitura baseada no amor, repense). E sim, o que interessa ao Dória fundamentalmente é o lucro. É por conta do lucro que a região promete gerar que as pessoas estão sendo retiradas de lá.

4. Mas a violência, o ódio e a brutalidade estão para além do lucro - algo que estamos assistindo desde o primeiro dia da ação. A derrubada de um muro em cima de pessoas mostra mais do que a invisibilidade dessas pessoas. São pessoas indesejadas. E essa é a questão fundamental. Se fosse apenas o caso de especulação imobiliária, poderíamos imaginar que o DBA seria mantido, mas transferido de região (o que ainda seria grave, mas menos bárbaro). Mas, não. Se trata de uma ação para eliminar essas pessoas - seja expulsando-as para outros locais, seja colocando-as pela coerção em manicômios.


A gente precisa enfrentar o capital. Mas também precisamos enfrentar a brutalidade das relações sociais. Precisamos divulgar as atrocidades cometidas por Dória. Essas ações não acontecem com você. O mínimo a fazer, ao se sensibilizar com isso, é denunciar a situação. Isso você pode fazer

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Golpistas são loucos?

Essas pessoas que estão nas ruas e nos quartéis são doidas? Vamos lá, me acompanha (na mesma linguagem que está sendo utilizada para não...

 
 
 

Comments


Saúde Mental Global
Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, Drogas e Desinstitucionalização 

Terapia Ocupacional - FMUSP
R. Cipotânea, 51

Cidade Universitária

São Paulo - SP, 05360-160

claudia.braga@usp.br

© 2024 by Karina Nishioka. Powered and secured by Wix

bottom of page